Yamaha YZ450 F – 2010


Image

Não era propriamente um segredo guardado a sete chaves, mas a Yamaha conseguiu manter o suspense naquela que será uma das motos mais revolucionárias de sempre da sua gama de motocross desde que apareceu a YZ 400 em 1997.
As primeiras informações apareceram na “web”, acerca de dois meses, com alguns desenhos técnicos que confirmavam uma moto totalmente inovadora, com a aplicação de alguns conceitos até agora pouco explorados.
Esse “vazamento” das informações foi prontamente desmentido mas, ficou no ar a expectativa de que realmente a Yamaha iria apanhar de surpresa os seus adversários quando o James Stewart escreveu no seu blogue que a nova YZ 450 tinha sido a melhor moto de série que alguma vez tinha testado e aí diluíram-se as dúvidas.
Image
A nova YZ 450 F estará disponível nas concessionárias da marca a partir do próximo mês de Novembro (na Europa) com o valor de 8.995 euros, agravada significativamente pela taxa de câmbio euro/iene que assim mantém uma pressão inflacionista sobre os preços das motos japonesas.
Image

Em resumo as principais modificações
na YZ 450 de 2010:

♦ Novo cilindro com inclinação para trás permite uma maior centralização de massas concentrando a massa em movimento numa posição central na moto.
Este conceito altera de forma radical o cilindro e cabeça do motor que passam dispor um novo posicionamento da admissão e do escape que agora sai diretamente para a traseira da moto.

♦ O cilindro está posicionado de forma a que o conjunto de pistão estejam posicionados numa posição vertical no momento de maior impacto da combustão minimizando o atrito do pistão nas paredes do cilindro melhorando a resposta do motor.

♦ A nova cabeça do cilindro está equipada com quatro válvulas em titânio, anteriormente cinco, e adota um sistema de injeção direta e a caixa do filtro de ar posicionada numa zona elevada e avançada permite obter uma maior pressão de admissão. O sistema de injeção Keihin está equipado com um corpo de 44mm de um injetor de 12 micro orifícios e que trabalha sem auxilio de bateria produzindo uma atomização ideal da mistura combustível/ar

♦ Novo quadro de dupla trave aproxima-se do conceito utilizados pelos seus concorrentes permitindo obter o mais avançado compromisso entre rigidez, capacidade de manobra e baixo peso numa das motos, que se avizinha, mais leves e fáceis colocar em curva do mercado.

♦ Modificação radical dos componentes estéticos que passam a adotar uma imagem mais moderna com o tanque a adotar uma posição mais central enquanto que o filtro de ar passa a estar sobre os radiadores.

♦ O novo escape estilo “Tornado”, devido às curvas que apresenta, é cerca de 150mm mais comprido do quer em 2009. Está equipado com uma câmara de ressonância que limita a emissão de ruído sem prejudicar a disponibilidade de potência.

Image

0 Response to Yamaha YZ450 F – 2010

Post a Comment