BMW R1200 RT Firexpress
Na Europa, com a chegada do calor, chega também a época dos incêndios. Todos os anos somos confrontados com notícias relativas a extensas áreas florestais que foram consumidas por incêndios, que acabaram por se tornar incontroláveis devido à falta de acessibilidade numa fase inicial.
A empresa dinamarquesa Firexpress desenvolveu um sistema de combate a pequenos incêndios, ou incêndios em fase inicial, que se monta numa moto, neste caso numa BMW R 1200 RT.
O sistema consiste em dois botijões, de 20 ou 25 litros de capacidade, carregadas de água e de espuma específica para incêndios, de um tanque de 6,8 litros de ar comprimido, que garante uma maior pressão e que possibilita uma jato com maior alcance/precisão, e de uma mangueira com 20 ou 30 metros de comprimento. Na prática, estes números traduzem-se em dois minutos de utilização, o que permite ao bombeiro apagar incêndios pequenos, do tamanho de um carro, ou incêndios na sua fase inicial.
Para além da novidade que é o sistema em si, a outra novidade é o desenvolvimento para a sua aplicação em motos. Esta inovação permite que um bombeiro que se encontre a larga distância de um incêndio, ou que tenha de passar por sítios apertados – trânsito, floresta, etc – tenha a sua tarefa facilitada, pois consegue deslocar-se até ao local do incêndio de forma mais rápida que os meios que os bombeiros têm ao seu dispor actualmente.
A Firexpress garante que a moto não vê a sua estabilidade ser afetada pelo peso extra, e que é possível circular a qualquer velocidade, sem qualquer problema. Também acreditamos que não será muito difícil aos interessados adaptar os pontos de montagem na moto, de modo a que, os botijões e a mangueira, se possam montar numa moto 4, ou noutro tipo de motos mais apropriadas para terrenos florestais, como os que encontramos no nosso País.
0 Response to BMW R1200 RT Firexpress
Post a Comment