Yamaha XJR 400 R
A Yamaha do Japão mantém em linha, desde 1993, a bela XJR 400R, que poderia ser uma ótima opção para suprir a lacuna de oferta de motos de média cilindrada do mercado brasileiro principalmente fazendo frente a Honda CB 300R já que a Yamaha YS 250 Fazer 2009/2010 deixou a desejar.
No Brasil, quem deseja passar de uma moto de até 250 cilindradas para uma moto maior enfrenta um grande problema: a quase inexistência de opções.
Atualmente, a única opção que pretende atingir um público entre 250 e 600 cilindradas é a velha Suzuki GS 500. A CB 300R está mais para a categoria das 250 do que de motos maiores e a NX4 Falcon, pelo menos por enquanto, está descontinuada e sem sucessora à altura.
A diferença de preço entre uma moto da categoria de 250 cilindradas e uma de 600 cilindradas, o próximo passo atualmente disponível, é por demais dispendioso, sendo de aproximadamente mais de o dobro do preço, tornando inviável para muitos a realização do sonho de uma moto de maior porte.
Curioso é que as fabricantes de motos possuem produtos para oferecer nesta faixa de mercado em outros países. É o caso da XJR 400R, uma naked da Yamaha lançada em 2006 no Japão que reúne uma série de atrativos que seriam muito bem vindos por aqui. O projeto inicial da XJR 400 nasceu lá em 1993, com base em um motor refrigerado à ar que se mantém até hoje.
O propulsor da XJR 400R é um 4 cilindros em linha de 16 válvulas e comando DOHC alimentado por carburador capaz de gerar 53 HP a 11.000 rpm e torque de 3,6 Kgfm a 9.500 rpm. O câmbio é de 6 marchas para uma melhor aproveitamento do motor.
A XJR 400R é uma moto para se guiar sempre de “motor cheio” e, nesta condição, transmite respostas rápidas e vigorosas de aceleração. A ergonomia da moto é muito boa, de altura do assento ao solo de 780mm e boa acomodação do piloto. A moto tem aspecto encorpado, o que é reforçado por uma grande tanque de combustível com capacidade para 20 litros.
As rodas são de 17 polegadas com pneu 110/70ZR na dianteira e 150/70ZR na traseira. O freio faz uso de disco duplo na dianteira e disco único na traseira. Por ser equipada com um robusto propulsor, não é das mais leves, pesando 199 Kg (seco).
Infelizmente essa moto não está disponível no Brasil e a Yamaha não demonstra interesse em traze-las para cá.
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