Yamaha FZ 16
A Yamaha da Índia certamente não é como a Yamaha daqui. Muita gente pode pensar que a filial indiana tem modelos de aparência tosca e mau acabados, mas no mercado indiano as coisas não são totalmente assim.
As grandes marcas tem modelos muito esportivos, modernos e com tecnologia superior a média nacional aqui do Brasil! A FZ16 é só um exemplo do que circula no mercado indiano.
O modelo é um novo lançamento derivado da conceito FZ150, que tinha um visual igualmente agressivo. Mas, a briga com Hero-Honda, Bajaj e TVS, faz com que a marca japonesa não poupe despesas em desenvolver novos modelos.
O visual é bem moderno e segue a atual tendência mundial, motos naked com painel analogo-digital, faróis de lentes complexas e escapamento curto e retangular. Aqui no Brasil, só vemos isso a partir da Nova Hornet 600.
O motor da FZ16 tem 153cc e 14cv e 1,36nm. O câmbio tem 5 marchas e a injeção…Esqueça a injeção eletrônica como nas Bajaj Pulsar, aqui a Yamaha indiana pareceu-se muito com a brasileira YBR Factor: Um carburador Mikuni BS26 foi usado para reduzir custos. Ruim não é?
De resto(e que resto!) a FZ16 teria tudo para detonar todas as concorrentes nacionais da mesma faixa e até superior, somente pelo seu visual! O painel é digital e o farol com lente complexa e moldura de metal em volto do mesmo e na base do painel.
O modelo é semelhante ao que existe por aqui no quesito freios, com disco na frente(267mm) e tambor atrás(130mm). A suspensão traseira é monoamortecida com regulagem de pressão da mola.
O banco tem visual esportivo, que agregado ao tanque de 12 litros que é idem no visual, faz a FZ16 chegar a parecer ser uma moto maior. Nas partes laterais em metal e da semi-carenagem que desce verticalmente à frente do motor, contribuindo para um visual muito bom.
Seria interessante se a marca e as concorrentes dela aqui no Brasil, entrassem de vez nessa tendência de motos pequenas com visual moderno e esportivo.
0 Response to Yamaha FZ 16
Post a Comment